Projeto: Horta

Hortaliças para semear em março

Hortaliças para semear em março

Este ano, finalmente, consegui um bocado de espaço para organizar a nossa primeira horta. Os planos são ambiciosos! Ainda em janeiro aprovisionei-me em sementes e comecei a sonhar com legumes e verduras do próprio jardim. Mas antes de as consumir é preciso trabalhar duro…

Primeira fase: planeamento

As boas práticas do jardineiro indicam que os trabalhos no jardim devem começar muito antes da altura de lavrar a terra. Primeiro temos de fazer um plano do espaço seguindo umas regras que mais logo vão nos facilitar o trabalho, favorecer o crescimento das plantas e aumentar a colheita dos legumes e verduras. Como começar?

O mais importante é pensar nas plantas que queremos ter na nossa horta e escolher tendo em conta os nossos gostos e hábitos alimentares. Não vale a pena comprar muitas sementes que depois vão apanhar pó nas prateleiras ou semear legumes que depois ninguém come…

Tendo a lista completa, temos de dividir as sementes em três ou quatro grupos utilizando as bases da rotação de culturas, o que nos ajudará a organizar o espaço na nossa horta. No meu caso, decidi dividir a horta em 4 zonas.

I zona: batatas, curgetes, abóboras, tomates, pepinos, milho, pimento

II zona: cenoura, aipo, beterraba, espinafre

III zona: couves, repolho, couve-flor, nabo, rabanete

IV zona: cebola, alho, alho francês, feijão, ervilhas, favas

Porque assim? Cada zona agrupa plantas da mesma família ou com características parecidas. Plantadas desta maneira crescem nas condições adequadas às suas necessidades. Nos anos seguintes trocamos as zonas: no lugar da I zona situamos as plantas da zona IV, no lugar da II – a I, no lugar da III – a II e no lugar da IV – a III.

Além dos legumes e verduras temos de dedicar um espaço às flores que ajudam a combater as doenças ou insectos nocivos que podem prejudicar as nossas culturas

Quando já temos tudo planeado, podemos passar à:

Segunda fase: preparação da terra

Boa preparação do terreno é muito importante

Boa preparação do terreno é muito importante

A nossa casa encontra se no topo de uma colina, a terra aqui não é fácil de trabalhar. O mais importante é tirar as ervas daninhas e as pedras, muuiiiitas pedras, escondidas debaixo da superfície. Uma tarefa árdua, mas que no futuro vai render.

Temos de ter mais cuidado na zona destinada aos legumes do primeiro grupo que vão precisar de espaço para desenvolver umas raízes fortes e saborosas – tiramos todas as pedrinhas que podem dificultar o crescimento das plantas.

Na zona onde vamos plantar tomates e batatas pomos (na primavera ou no outono anterior) estrume ou compostagem para assegurar boa nutrição dessas plantas.

Outro cuidado a ter é não inverter as capas da terra sem necessidade. Desta maneira não estragamos a harmonia natural e não matamos as bactérias úteis que vivem nas capas mais profundas. Quando começamos a nossa horta do zero, não vamos conseguir evita-lo, mas nos futuros anos, tentemos mexer a terra delicadamente sem misturar as capas mais profundas com as de superfície.

Está tudo pronto? Podemos semear? 🙂

Terceira fase: sementeira

É a primeira das fases que já nos proporciona mais prazer 🙂

nasiona

Para facilitar o trabalho podemos dividir as nossas 4 (ou 3) zonas em quadrados ou, simplesmente, traçar umas linhas onde vamos por as nossas sementes usando um bocado de corda, ramos secos, etc.

Seguimos as instruções dos pacotes de sementes que adquirimos respeitando as épocas de semeadura, as distâncias que é preciso guardar entre as sementes e as linhas,  a profundidade.

Não nos esquecemos de regar bem as nossas futuras plantas. Se for preciso construímos umas estufas para as proteger e melhorar as condições.

 Quarta fase: Cuidados

Esta é a fase mais comprida de todas. Da muito trabalho mas também proporciona muito prazer. Tiramos as ervas daninhas, observamos as plantas e intervimos quando algo mal se começa a passar (doenças, pragas, etc.). Não nos esquecemos da rega, especialmente nos dias de muito calor e nos períodos sem chuva. Em fim, fazemos tudo que for preciso para mais logo colher legumes saudáveis e saborosos 🙂

Quinta fase: Colheita

Hmm… finalmente chegou o momento tal esperado! Podemos saborear os frutos do nosso trabalho! Mal posso esperar de apanhar as primeiras folhas de alface ou as primeiras cenouras… Nham nham… 🙂

E vocês já têm tudo planeado, organizado e semeado? Partilhem os vossos pequenos segredos e experiências 🙂

Anúncios

2 thoughts on “Projeto: Horta

  1. Por agora a nossa horta é muito pequena e apenas tem alfaces, alhos, couves e uns pés de morangueiro.Em breve este cenário vai alterar-se e é para aí que os meus planos vão agora. Mas concordo que devemos planear especialmente quando não pretendemos utilizar químicos, dá jeito juntar algumas espécies para proteger outras.:)

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s